Dicas de decoração

Qual cor aplicar às paredes? Como lavar persianas? Aqui você vai encontrar boas dicas de decoração e manutenção, elaboradas especialmente por nossos profissionais.

Aplicar algumas demãos de tinta é um jeito rápido e econômico para renovar um ambiente.
O amarelo morno ou rebaixado ocupa o lugar dos cítricos e pode ser usado com verde, púrpura ou vermelho, deixando um ar acolhedor e equilibrado.
O laranja aparece em uma nuance queimada, puxando para o marrom e o bambu.
E para se aliar ao preto, opções berinjela, chocolate e pistache estão ocupando o lugar dos brancos e neutros.
Outra boa dica é usar uma cor forte na parede com mais incidência de luz e, nas demais, branco. A iluminação natural fará com que as superfícies claras adquiram uma coloração similar à do tom marcante.
A mistura de estampas, tecido listrado e xadrez é ideal para se obter um ambiente descontraído e atual.
Bordados e sedas trazem sofisticação e elegância.
Evitem ter no mesmo ambiente tecidos de qualidade muito diferentes. Algodão mais simples nao combina com seda sofisticada. Por outro lado, quando se usam variações do mesmo tipo, como o brim e o jackard, o resultado é sempre agradával.
Uma novidade que está mudando o mercado é o voal, com suas tramas e texturas atuais. Sua fibra sintética está cada vez mais próxima da aparência do linho.
Tecidos do tipo 100% seda devem ser lavados a seco. A seda não é resistente à água; ela pode encolher mais de uma vez ou, até mesmo, desfazer-se.
Se a idéia é ter uma cortina escura, lembre-se de observar se o ambiente recebe bastante iluminação natural. Senão, o resultado pode ficar pesado.
Para garantir um visual amplo e limpo, aposte em cortinas de tecidos leves e claros, instaladas rente ao teto até o chão.Só assim as linhas verticais ficam acentuadas, alongando o pé direito.
Em um ambiente no qual a janela não fica centralizada na parede, a corina deve cobrir a largura da janela mais 20 cm de cada lado. Porém, se o espaço lateral for menor que 60 cm, cubra toda a parede. Dessa forma, o visual ficará equilibrado.
No dia-a-dia, use aspirador de pó, bocal e escova. Lavagem mais pesada só com empresas especializadas. Não tente limpar cortinas com máquinas caseiras a vapor, pois elas produzem manchas que não sairão na lavagem.
Tecidos 100% polyester como o voal podem ser colocados em máquinas de lavar. São práticos, secam rapidamente e, na maioria das vezes não é preciso passar.
Para os modelos de fibra natural, o idela é passar o aspirador de pó com escova. Nunca borrife água ou produtos químicos sobre as cortinas. Tome cuidado com respingos de produtos de limpeza para vidros.
Para tecidos delicados como o algodão, basta sabão neutro com esponja e suaves fricções.
Manchas nas persianas de PVC, de alumínio ou de tecidos sintéticos, podem ser limpas com um pano umedecido em água, sem produto de limpeza.
Jamais use aspirador de pó em persianas tipo duettes e silhouetter, pois você poderá danificar ou rasgar o tecido. O ideal é utilizar somente espanador ou o aspirador soprando o ar.
Uma rotina anual de lavagem garantirá uma maior durabilidade de sua cortina e persiana.
Uma boa opção para eliminar a poeira e manter o tapete em quartos de bebê é fazer uma capa plástica sobre o tapete. A capa pode ser amarrada e contornada por um viés colorido. Assim, o tapete continua com um ar despojado e prático.
Misturar papel de parede com textura não dá certo. São materiais marcantes: um acaba roubando o foco do outro.

Rua Almirante Alexandrino 97
Gutierrez - Belo Horizonte/MG
CEP 30441-036
(31) 3275 3084
Noema Design